quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Como fazer uma mesa ou um bar usando tambor

Que tal usar aquele tambor velho e feio largado por aí, e fazer dele um lindo móvel decorativo ?


Veja abaixo como fazer um barzinho, e em seguida outras ideias para você  se divertir reciclando este material. 
Esta é mais uma Dica da PeC
Precisando de Reformar, construir ou até mesmo móveis planejados  ? Então acesse www.obraspec.com.br e solicite um orçamento.



Veja agora um rapido passo a passo de como fazer uma das belas artes. 

Certo dia, peguei um desvio pra chegar em casa e passei em frente a um galpão cheio de tambores. Como eu já ando com o radar ligado 24h por dia, já fiquei doido e parei na hora. Aí descobri que era uma fábrica que reforma tambores usados e revendem. Depois de uma conversa, convenci o kra a me vender um (30 reais).  O próximo passo foi fazer o dito cujo caber dentro do meu carro. Resumindo a história, vim com o peito praticamente colado no volante. Se eu respirasse mais fundo, já era…
IMG_5195
Aí trouxe o tambor pra casa e ele ficou na garagem um bom tempo enquanto não tinha uma ideia pra ele. Tempo até demais, já que ele começou a enferrujar, mas nada que prejudicasse o resultado final. Bom, num domingo desses me deu um estalo e decidi fazer um barzinho com ele, mas queria que além disso eu tivesse uma opção de escrever nele também. Então chegou a hora de finalmente usar tinta lousa aqui em casa.
Fazer esse projeto é muito fácil. Você só vai precisar de:
– 1 tambor (sério Edu?)
– Lixa
– Pincel ou rolinha de espuma
– Pano úmido
Como a parte de cima fava bem preservada, só passe um pano molhado. Nas laterais tinham alguns adesivos colados. Tirei usando uma paradinha que chama Limpa Grude. Foi só dar umas borrifadas, esperar um tempo e tirar toda a cola com o pano. Depois disso, foi partir pra pintura. Usei a Coralit Tradicional da Coral, na cor Preto Fosco. Essa tinta tem uma cobertura excelente e nem precisou de tinta base.
IMG_5187IMG_5192IMG_5200Pintei todos os detalhes da tampa e depois passei para as laterais. A cobertura da tinta é excelente e nem precisou de uma base. Pintei o tambor até a metade.
IMG_5201IMG_5208IMG_5220
Depois de secar (por volta de 2 horas) eu virei o tambor. Como eu disse antes, o fundo tava bem enferrujado e foi preciso de um cuidado a mais. Antes de pintar eu lixei pra tirar a ferrugem e, após fazer isso, passei mais uma vez o pano úmido pra deixar tudo limpo. Pra fechar pintei todo o resto do tambor e esperei secar.
IMG_5180IMG_5183IMG_5225
Com o tambor todo preto e fosco, chegou a hora de brincar e desenhar algo. Pra finalizar, coloquei a bandeja do barzinho e as bebidas.
IMG_5232
>> Você encontra esse limpa grude em casas de limpeza
>> Pra limpar o giz é só usar um pano molhado. Sai sem deixar marca alguma. Muito bom
>> Não, eu não adesivei Chanel nº 5 como um monte de gente sugeriu. rs
>> Você encontra tambores em empresas que trabalham com material inflamável. Vale dar uma pesquisada em Venda de Tambor no google também!
>> O esmalte sintético Coralit Tradicional fosco também pode ser utilizado em paredes ou portas pra fazer o efeito lousa.
 Fonte: homensdacasa

Veja outros objetos que podem ser feitos com Tambor:








sábado, 20 de fevereiro de 2016

Como Fazer Luminaria com Cano PVC

Aprenda a fazer uma Luminária feita de cano PVC

Veja mais uma Dica super bacana que a PeC - Obras inteligentes separou para você.
Interessado em reformar, construir ou em planejar seus moveis  ? acesse www.obraspec.com.br e solicite seu orçamento
Uma luminária bonita pode acrescentam estilo á qualquer ambiente. Portanto se você quer dar uma repaginada na sua casa mas, não sabe como ou não quer gastar muito dinheiro para fazer isso, saiba que existem várias formas de se fazer luminárias decorativas e uma delas são as luminárias de cano de Pvc que são super bacanas, fáceis de fazer e o melhor você não precisa gastar muito dinheiro já que os materiais que serão usados são bem baratos.
É possível criar modelos incríveis desde as mais modernas, clássicas, básicas ou até mesmo românticas. O mais importante é que o modelo escolhido combine com o resto da decoração e que expresse um pouco da personalidade da dona da casa. Existem diversas opções no mercado, alguns podem ser feitas em casa como é o caso das luminárias Pvc.



,

Aprenda passo a passo de como fazer luminária de cano de pvc:
Materiais
Micro Retifica Black & Decker
Cano PVC
Coador de café usado (lavado e seco)
Cola branca (rótulo azul)
Pincel
Madeira para base
Tinta acrílica
Anilina (usei na cor cedro)
Risco de sua preferência
Lixa para ferro
Rabicho completo (fiação , liga e desliga e tomada)
Soquete
Ráfia
Cola quente
Lâmpada bolinha 15W
Chave de fenda
Fita crepe
Dicas:
Para fazer este tipo de trabalho é preciso ter muita paciência afinal, são detalhes delicados que exigem dedicação e leveza. Os desenhos mais usados neste tipo de luminárias são: borboletas, flores, estrelas e para os mais devotos a nossa senhora aparecida.
Se você não se sente seguro na hora de fazer o desenho a dica é você desenhar em uma folha de papel sulfite e depois passar para o cano. O mais importante é você usar a sua imaginação e se divertir.
Fotos:































Fonte: todaatual

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Moveis e Decorações com caixotes de Feira


Moveis e Decorações com caixotes de Feira



Já pensou em transformar materiais desprezados por muitos, em lindas decorações e móveis super uteis  ? E o melhor, com custo quase zero. 


Use sua imaginação e divirta-se com seus lindos móveis reciclados .


Nós da PeC separamos algumas dicas maravilhosas, confira abaixo:

Visite nossos canais:


Que tal um lindo móvel para a sala 


Que tal uma caminha para seu cachorro ou gato ?





Ou então quem sabe, uma fruteira.



Um belo móvel de sala.





E que tal uma bela estante .








Sem espaço para um jardim  ? Então seus problemas acabaram. 










quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Decoração com reciclagem

Que tal usar aquele material, descartado como lixo. 
Seu lixo pode virar arte. 
Uma das coisas gostosas de fazer quando se está na área de artesanato é planejar como reutilizar objetos de nosso dia a dia de uma nova forma, de modo que eles possam ter uma vida útil renovada e duradoura.E quando descobrimos que isso pode ser feito até com material reciclado, damos asas a nossa imaginação, que acaba se abrindo para um universo enorme de possibilidades criativas e que podemos desenvolver de forma prática e bem original.


Decoração feita com material reciclado 002







Idéias criativas para decoração com material reciclado

Um dos pontos chaves quando queremos reaproveitar objetos do cotidiano é ter em mente aonde ele pode se encaixar, de forma que sua reutilização possa ser feita de forma muito mais proveitosa.
Como exemplo temos uma lata de achocolatado, que podemos pintar ou mesmo encapar com retalhos de tecido, e pode se transformar em suporte de toalhas no banheiro, ou mesmo em um porta lápis na mesa de escritório.
Decoração feita com material reciclado 010
Outro exemplo são as garrafas PET, que podem ser transformadas em cortinas, luminárias, vasos de plantas, flores artesanais, banquetas, puffs, e muito mais, pois são materiais muito leves e de fácil reutilização.
Também temos que ter em mente que podemos utilizar várias técnicas de artesanato para criação de objetos decorativos com material reciclado. Aqui destacamos o uso de pintura, corte e costura, decoupage, colagem de tecidos, dentre outras.
Decoração feita com material reciclado 015
E o uso destas técnicas é muito importante pois vai lhes ajudar a montar lindos objetos decorativos artesanais, e também vai lhes ajudar a aprimorar cada vez mais seu trabalho artesanal, principalmente quando vocês utilizarem novas técnicas para confecção de objetos semelhantes entre si.
Nossa última dica é, observe atentamente os objetos antes de criar, isso é importante em todas as áreas de nossa vida, e nos ajuda a ter novas idéias sempre que começamos um novo projeto.
Decoração feita com material reciclado 003
E após planejar o que vocês irão montar, coloque suas idéias em um papel ou até mesmo monte uma peça sem colar, apenas sobrepondo sua arte, isso irá ajudar a ter uma base do que será feito, e auxilia na utilização adequadas dos materiais sem que ocorram desperdícios, que as vezes acontecem mas que podem ser evitados.

Modelos de decoração feita com material reciclado

Abaixo separamos alguns objetos decorativos que foram feitos com o uso de materiais reciclados e também com a combinação de objetos do dia a dia, e que vão lhes ajudar na criação de lindos trabalhos artesanais:
Decoração feita com material reciclado 014

Fonte: artesanatoereciclagem

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Como Economizar na obra com parede de Drywall


Que tal economizar na sua obra ? E ao invés de construir paredes de alvenaria, construir paredes de Drywall, uma parede de gesso cartunado, que facilita a instalação e remoção futura.
Separamos um video de  um de nossos fornecedores, esperamos que gostem. 





Veja abaixo como fazer: (ou contrate a PeC para realizar este trabalho www.obraspec.com.br
Todo conteúdo que vamos passar pra você é válido para o sistema construtivo drywall executado com montantes metálicos e placas de gesso acartonado. Nós reunimos o que há de melhor na literatura técnica (manuais, artigos, slides, videos, etc.) e juntamos com nossa experiência prática sobre o assunto para entregar este manual pra você.
#1) Projeto
Projeto-drywall-dicas
Antes de executar uma parede drywall é necessário ter um projeto que aborde no mínimo:
  • Detalhes genéricos de montagem das placas e estruturas.
  • Locação das divisórias.
  • Paginação das placas.
  • Reforços.
  • Materiais isolantes.
  • Portas e janelas.
  • Contato com parede e teto/forro.
  • Lista de materiais com especificações.
  • Detalhes dos outros sistemas que interajam com o drywall como por exemplo água fria, elétrica, esgoto, gás, rede lógica, entre outros.
Dica: Tome cuidado com tubulações de gás, devido aos vazios do drywall é preciso prever tubulação externa à do gás para drenagem do mesmo em caso de vazamento.
#2) Equipamentos e Ferramentas
Existem diversas ferramentas utilizadas para a instalação de drywall, faremos aqui uma classificação por uso com uma breve explicação dos motivos para tal:
  • Máscara: uso obrigatório quando trabalhando com mantas e presença de pó.
  • Óculos de proteção: uso obrigatório quando trabalhando com mantas e presença de pó.
  • Luvas de proteção: seu uso é permanente e visa proteger o funcionário.
Referência/Precisão: São equipamentos auxiliares no processo de montagem, usados para garantir a qualidade do serviço.
  • Laser multidirecional.
  • Fio traçante.
  • Trena.
  • Esquadro.
  • Nível de bolha ou prumo de face.
  • Finca pinos: guias podem ser fixadas com parafusos, porém o uso de pinos é mais eficiente.
  • Alicate puncionador: usado para fazer a fixação entre guias e montantes sem o uso de parafuso ou afim.
alicate-puncionador-para-drywall2
  • Parafusadeira para drywall: é uma espécie de furadeira com regulagem específica que evita danificar o papel cartão, o qual faz parte da estrutura da placa de gesso acartonado.
parafusadeira-para-drywall2
  • Serra copo: utilizada para perfurar as placas nas instalações elétricas.
Corte de Placas:
  • Estilete: principal ferramenta de corte de placas.
  • Serrote de ponta: utilizado para recortes especiais, reparos, etc., seu acabamento não é excelente.
Serrote de Ponta para Gesso
  • Plaina ou raspador: Utilizada no acabamento do recorte para deixá-lo reto.
plaina-martink
  • Lixa: Utilizada para dar acabamento final nos recortes de placas e emassamentos.
Acabamento:
  • Espátula de aço inox 14 cm.
  • Desempenadeira de aço inox 30 cm.
espatula-emma jane hogbin westby
#3) Sequência Executiva
Atenção: Não improvise, toda a mudança em relação ao projeto deve ser reportada ao responsável técnico.
Premissas para início:
  • Materiais:
    • Checar se todos os materiais necessários estão disponíveis.
    • Definir onde e como ficarão estocados os materiais.
  • Ferramentas: todas devem estar disponíveis para não precisar improvisar.
  • Serviços anteriores: muitas vezes a parede de drywall precisa interagir com as redes de elétrica, hidráulica, ar condicionado, etc., para tal é importante que as interações sejam cuidadosamente projetadas e estejam nas posições exatas, caso contrário devem ser realocadas.
  • Local de execução do serviço:
    • Checar nível do teto ou do forro.
    • Superfície de fixação das guias deve ser regularizada.
    • Evitar a presença de água e possíveis fontes de umidade.
  • Fazer um ambiente teste: Antes de começar a produção em larga escala é aconselhável fazer um apartamento ou ambiente teste e que sirva de referência para os demais.
  • Resíduos: Prever locais onde ficarão os descartes de material.
Durante a Execução
A execução segue uma série de etapas que precisam ser acompanhadas pelo responsável técnico (engenheiro ou arquiteto), principalmente quando do início dos serviços da equipe de montagem. As etapas são as seguintes:
  • Locação e marcação: Tomar cuidado com as referências utilizadas e esquadro.
  • Montagem da estrutura: Seguir os detalhes e recomendações de projeto.
cortar perfil-U.S. Army Corps..
  • Fixação das guias: Checar se esta sendo usada a fita banda acústica, que fica entre a estrutura metálica e o substrato (importância fundamental no isolamento acústico).
  • Fixação dos montantes: Checar detalhes estruturais em portas e janelas.
  • Reforços nos pontos indicados em projeto.
  • Checar prumo.
Drywall-W. Guy Finley
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Dica: Antes de fechar completamente as paredes checar  tubulações de água e elétrica, isolantes, reforços, etc.
  • A Rede Elétrica é instalada dentro da parede drywall, dentro de conduítes, as caixas de elétrica devem ser fixadas conforme orientação de projeto (podem ser comuns, fixas nos montantes, ou específicas para drywall fixas no gesso).
  • Em alguns casos existe tubulação de hidráulica, que deve ser instalada e testada. Caso estejam sendo usadas tubulações PEX, o uso de tubos conduíte permite a reparo na tubulação sem afetar a parede.
Dica: Os pontos de hidráulica devem ser apoiados em reforços, evitando que sejam danificados ou “se percam” dentro do drywall.
  • Isolamento acústico e térmico de acordo com projeto:
    • Todos os vãos devem ser preenchidos.
    • Pontos aonde existem recortes no gesso acartonado são regiões críticas. Mantenha a distância mínima de 20 cm entre pontos em lados opostos da parede.
    • Cuidar para que todos trabalhem com os equipamentos de proteção, principalmente quando manusear lã de vidro.
  • Tratamento das juntas entre placas: Tratar todas as juntas com no mínimo “massa + fita de papel microperfurado + massa”.
  • Acabamento final: Depende do que será aplicado sobre o drywall. Para cerâmicas, por exemplo, o tratamento de juntas é suficiente, por outro lado, pinturas exigem regularização.
Finalizada a Instalação
  • Fita: checar se todas as juntas e cantos foram tratados com fita de papel.
  • Massa: Checar se foi passada a massa de acabamento nas juntas e nos parafusos.
  • Acabamento: Checar se todas as paredes apresentam bom acabamento superficial, prumo esquadro adequados.
  • Checar se os pontos de elétrica, hidráulica, etc., foram instalados corretamente.
  • Limpeza e retirada das sobras de material

Fonte: engenheironocanteiro